Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Chart watch US: Estréia decepcionante para Weezy em semana influenciada pelo Grammy



O maior rapper atualmente nos EUA é Lil Wayne. Em 2008, seu álbum, The Carter III, estreou no topo das paradas do Billboard com mais de 1 milhão de cópias vendidas em uma semana. Três música do CD alcançaram o top 10, com o primeiro single, Lollipop, alcançando o topo por 5 semanas e vendendo mais de 4 milhões de unidades.

Na edição desse ano dos Grammy's, ele foi encarregado de fechar a cerimônia cantando com um dos maiores rappers da história, Eminen.

Apesar disso tudo, Weezy estreou em segundo lugar com apenas 176 mil cópias vendidas de seu novo CD, Rebirth. O motivo para as vendas fracas: era um CD de rock, não de rap. Além disso, o álbum tinha vazado na internet em dezembro, dois meses antes de seu lançamento. E, finalmente, as críticas foram péssimas e o primeiro single não conseguiu penetrar o top 10.

Mesmo com o fracasso (para o tamanho da popularidade dele), Lil Wayne continua sendo extremamente popular dentro dos EUA. Essa semana, ele começa a sentença de 1 ano de cadeia por porte ilegal de armas e muitos apostam que ele saíra da prisão mais forte do que nunca (o público tem ficado do lado dele, com quase 500 mil pessoas pedindo pela diminuição da pena no Facebook) e que The Carter IV, continuação do seu álbum multi-platinado, deverá elevar de novo as vendas de Wayne. É esperar para ver...

Quem continua em primeiro lugar pela segunda semana consecutiva é o trio country Lady Antebellum que, semana passada, obteve vendas altíssimas com o lançamento do segundo álbum. O álbum vendeu 209 mil cópias essa semana (ou seja, Need You Now já conseguiu disco de ouro por 500 mil cópias comercializadas após apenas 2 semanas).

Como eu já tinha comentado na cobertura dos Grammy's, o Lady Antebellum foi um dos atos mais beneficiados pela cerimônia. Após a exibição da premiação, o single deles Need You Now voltou para o primeiro lugar no iTunes e, graças as vendas altíssimas, a música alcançou sua posição mais alta no Hot 100: terceiro lugar (é díficilimo uma música country que não seja da Taylor Swift alcançar o top 5 do Hot 100).


Nick Jonas & the Admnistration: projeto solo do Jonas brother mais novo

O projeto solo de Nick Jonas, o mais novo membro dos Jonas Brothers, Nick Jonas & the Admnistration, estréia em terceiro lugar. O álbum Who I Am vendeu 81 mil cópias ao longo da semana.

Além de Nick e Lil Wayne, o outro único novo lançamento que alcançou o top 10 essa semana foi Rob Zombie cujo álbum Hibilly Delux 2 estréia em oitavo lugar com 49 mil cópias.

Graças aos Grammy's, muitos artistas foram beneficiados: The Fame de Lady Gaga teve um aumento de 17% com 49 mil cópias vendidas (quarto lugar). Já os Black Eyed Peas cresceram 55% com The E.N.D. alcançando a sexta posição e comercializando 70 mil copias. Taylor Swift tem um aumento de 58% com Fearless (sétima posição, 53 mil cópias vendidas) e Zac Brown Band cresce 82% com 42 mil cópias (décimo lugar).

Os Grammy's também aumentaram as vendas de I Am... da Beyoncé em 101% (32 mil, 14º lugar), de Funhouse da Pink em 234% (31 mil, 15
º lugar), de Only by the Night dos King of Leons em 66% (24 mil, 24º lugar) e de Big Whiskey and the GrooGrux King em 114% (13 mil, 47º lugar).

É importante destacar que, apesar da cerimônia desse ano ter batido recordes de audiência, o aumento de vendas pós-Grammy's não foi tão alto como no ano passado, quando alguns álbums chegaram a registrar 700% de aumento de vendas.


Apesar de não ter ganho nenhum prêmio, a performance de P!nk fez com que ela registrasse aumentos homéricos de venda

No Hot 100, TiK ToK de Ke$ha continua no topo pela décima semana. O segundo e o terceiro lugar são ocupados por músicas que foram cantadas no Grammy: a péssima Imma Be dos Black Eyed Peas e Need You Now do Lady Antebellum. Também no top 5: Bedrock, o single colaborativo de todos os artistas da gravadora Young Money e Bad Romance de Lady Gaga.

O top 10 é completo por Sexy Bitch do David Guetta com Akon, Hey, Soul Sister do Train, How Low do Ludacris, I Gotta Feeling dos Black Eyed Peas (de volta ao top 10 graças a performance nos Grammy's) e Replay do Iyaz.

Além dos Black Eyed Peas e do Lady Antebellum, P!nk foi a mais beneficiada pela sua performance nos Grammy's. A música Glitter in the Air estréia no top 20 na 18ª posição graças a performance (detalhe: a música não é nem sequer um single oficial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.