Depois de anos sendo um pop culture junkie, finalmente resolvi canalizar minhas energias em algo útil (assim, dependendo da sua perspectiva). Esse blog tem, portanto, o objetivo de documentar quem está causando na cultura pop mas não comentando do óbvio e sim antecipando tendências e o que está por vir. E-mail me @ tacausando@gmail.com. Mais sobre a nossa proposta.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Chart watch US: Lady Antebellum, o novo fenômeno country



Country é o tipo de música mais rentavel dos EUA. Ter sucesso entre o público que curte esse gênero já é o suficiente para qualquer artista registrar vendas incrivelmente altas. Porém, quando um ato country consegue crossover e fazer sucesso no mundo pop, o artista deixa de ser extremamente bem sucedido e se transforma num fenômeno imparavel.


Nos anos 90, a canadense Shania Twain conseguiu o feito e o seu CD, Come on Over, se transformou num dos álbuns mais vendidos da história. Mais recentemente, Taylor Swift também fez a transição e alcançou níveis assombrosos de fama e venda.

O novo ato crossover, tudo indica, é o trio Lady Antebellum.



O álbum homônimo dos músicos, primeiro lançamento da carreira deles, já tinha obtido bastante sucesso, tendo ultrapassado 1 milhão de cópias vendidas nos EUA. Porém, quando o single I Need You Now estourou não só nas rádios country mas também nas estações pop, Hilary Scott, Charles Kelley e Dave Haywood multplicaram por muito seu poder e o segundo CD, que tem o mesmo título da bem-sucedida música de trabalho, estreou na parada com vendas excepcionalmente altas: 481 mil cópias (mais de 10 vezes o que o primeiro CD deles vendeu na primeira semana). Nenhum álbum registrava vendas tão altas no mês de janeiro (um mês tradicionalmente baixo em vendas) faz 5 anos, desde The Documentary do rapper The Game em 2005.

Diferente do que eu havia previsto, o impacto dos Grammy's só será sentido nas paradas da próxima semana, não nessa.

Além de Lady Antebellum, a coletânea Hope for Haiti Now, The Fame de Lady Gaga, I Dreamed a Dream de Susan Boyle e The Greatest Love Songs of All Time de Barry Manilow também aparecem no top 5.

Impulsionado pelo lançamento do DVD do documentário, o CD This Is It de Michael Jackson volta ao top 10, em sexto. O esperado segundo CD de Corinne Bailey-Rae estréia em sétimo. A coletânea de indicados aos Grammy's, Songs from the Heart de Celtic Women e The E.N.D. dos Black Eyed Peas encerram a lista dos dez mais vendidos.



Nas paradas de singles, TiK ToK de Ke$ha continua imbativel no primeiro lugar seguido por Lady Gaga e seu Bad Romance. A trupe da gravadora Young Money (de Lil' Wayne) alcança a terceira posição com Bedrock. Os Black Eyed Peas continuam lançando sucesso após sucesso: Imma Be, quarto single para o mercado estado-unidense, chega a quarta posição e, tudo indica, continuara subindo. Finalmente, Sexy Bitch, de David Guetta e Akon, encerra o top 5.

Um comentário:

  1. o blog continua ótimo e nos trás muita informação! agradeço por se disponibilizar tanto e sempre ter algo para eu ler de novo. hahaha, PARABENS!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
21, Rio de Janeiro.